PUBLICIDADE
 

Lifestyle

19 de Novembro de 2017

Pirelli pelas lentes de Tim Walker

Recém-lançado em Nova Iorque, o calendário 2018 da Pirelli, sua 45ª edição, explora um novo País das Maravilhas pela lente de Tim Walker, que retrata um elenco de 18 celebridades negras entre elas Duckie Thot (Alice) e Naomi Campbell e Lupita Nyong'o

Foto: Tim WalkerFoto: Tim Walker

Alice no País das Maravilhas nunca é a mesma. O clássico britânico de Lewis Carroll e as ilustrações que John Tenniel assinou para o livro em 1865 ainda são frescor para os olhos e para a imaginação. Em diversos elementos da cultura popular, movimentos artísticos, ganhando exposições por aí (a mais recente em Fortaleza, instalada no shopping Iguatemi) e na moda, há sempre uma releitura que nos encanta, como foi o longa com a australiana Mia Justine Reid, 28, a quem agradecemos por ter dito sim à versão da Alice de Tim Burton em 2010.

 

O desafio de encontrar novas brechas e perspectivas continua e continuará incessante, mas não, talvez, para Tim Walker, que já pode se sentir realizado. O fotógrafo britânico é o autor das novas imagens do universo paralelo criado há mais de 150 anos por Carroll e ''recriado'' em Londres em maio passado, por Walker, a convite da Pirelli, que o escalou para a 45ª edição de seu anual calendário – os calendários Pirelli mais uma vez surpreendendo pela temática e escolha de profissionais para o famoso exemplar, no ano passado foi sobre beleza feminina ''real'', com fotos de Peter Lindbergh.

Foto: Tim WalkerFoto: Tim Walker

LENTE DE GIGANTE
À vontade para ultrapassar os limites de Alice in Wonderlan, Tim Walker, com talento de bom observador da figura humana, e de ângulos que as tirem principalmente do lugar comum, deu ''asas'' a um novo País das Maravilhas, onde imprime, nas folhas do calendário 2018 da Pirelli, seu estilo inconfundível, de querer emoldurar capas e páginas de Vogues e afins.


''A história da Alice - explicou Walker em entrevista divulgada pela assessoria da Pirelli no Brasil – foi contada tantas vezes, mas eu quis chegar à gênese do imaginário de Lewis Carroll para poder recontá-la desde o começo. Queria um enfoque inusitado e diferente.'' E conseguiu! Teve a ajuda de Shona Heath, uma das maiores diretoras britânicas de arte e cenografia, e do ícone de moda Edward Enninful, o estilista que criou os elaborados figurinos. ''Pode ser o trabalho mais bonito e surreal que ele já fez'', assegurou o editor do The Business of Fashion (BoF), Tim Blanks, no Instagram.

Foto: Tim WalkerFoto: Tim Walker

AS FACES DE ALICE
É pouco justo pensar que o brilho da edição está só na linguagem estética de Tim Walker, quando se tem, do outro lado da câmera, Naomi Campbell, 47, estrela da noite de lançamento do Calendário 2018, no último dia 10, em Nova Iorque, em foco. Ela, ao lado de Duckie Thot e da atriz vencedora de Oscar Lupita Nyong’o, 34, somam à lista de 18 celebridades negras propositalmente escolhidas para o ensaio inspirado em Alice no País das Maravilhas.


Curiosidade: esta não é a primeira vez que a Pirelli une talentos negros em suas profissões para compor um elenco completamente negro. Já aconteceu com o Calendário de 1987 do fotógrafo britânico Terence Donovan, que retratou cinco lindas mulheres negras, entre as quais a adolescente com apenas 16 anos Naomi Campbell e a modelo, escritora e ativista Waries Dirie

 

Foto: Tim WalkerFoto: Tim Walker