PUBLICIDADE
 

Lifestyle

10 de Abril de 2017

Conheça as homenageadas com o Prêmio RioMar Mulher 2017

Edição deste ano acontece no próximo dia 12. Trouxemos o perfil de cada um dos nomes femininos que receberão a estatueta

Prêmio RioMar Mulher 2017 ocorre nesta quarta, 12, a partir das 19 horas. A cerimônia que acontece no Teatro RioMar Fortaleza chega à terceira edição da premiação e homenageia onze personalidades femininas por suas relevantes ações desenvolvidas no Ceará. Aos nomes! 
 
Águeda Muniz - Homenageada na categoria "Política e Gestão Pública"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Águeda Muniz, desde 2013 secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, traz como legado de sua titularidade na pasta, dentre outros, a regulamentação do Plano Diretor de Fortaleza, a implantação de intervenções "público-privadas" no urbanismo da Capital, bem como do programa de adoção de parques e praças. A fortalezense é também professora do Centro Universitário 7 de Setembro.
 
Dora Andrade - Homenageada na categoria "Arte e Cultura"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Idealizadora do EDISCA, que nasceu de seu trabalho voluntário junto a moradores do Morro de Santa Terezinha e hoje soma 250 pessoas envolvidas, Dora Andrade é bailarina e professora. No universo da dança desde criança, é mãe de duas filhas e já teve seu trabalho reconhecido nacionalmente por instituições como Abrinq, Unicef e UNESCO. 
 
Emmir Nogueira - Homenageada na categoria "Trabalho Social"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Emmir Nogueira é formada em Letras e utiliza-se da oratória para seu trabalho na área de evangelização e com jovens em situação de vulnerabilidade social. Um das fundadoras da Comunidade Católica Shalom, acredita que o resgate da dignidade humana sempre deve estar sempre em primeiro lugar. 
 
Fátima Veras - Homenageada categoria "Educação"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Fátima Veras é infectologista e possui especializações em saúde pública, medicina tropical e tecnologia educacional. Mestre em farmacologia, ela foi a primeira mulher a alcançar o cargo de reitora da Universidade de Fortaleza, função que ocupa há três mandatos. Fátima já coordenou o Núcleo de Atenção Médica Integrada, a direção do Centro de Ciências da Saúde, a Vice-Reitoria de Ensino de Graduação.
 
Neila Fontenele - Homenageada na categoria "Comunicação"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Formada em Comunicação, casada e mãe de duas filhas, Neila Fontenele soma 27 anos de trajetória profissional. Apresentadora de programas na TV e na Rádio do Grupo de Comunicação O POVO sobre economia, acredita que a temática ajuda a entender melhor o mundo e a dinâmica dele. Para a jornalista, a comunicação é importante ferramenta de pressão social, capaz de transformar e fazer revoluções. 
 
Anamaria Cavalcante e Silva - Homenageada categoria "Saúde" 
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Médica, Anamaria Cavalcante foi secretária estadual de saúde, secretária municipal de saúde e diretora Geral do Hospital Albert Sabin. Com trabalho reconhecido, em 1990, pelo UNICEF, conseguiu em suas gestões implantar com a ajuda de colegas pediatras o projetos Peter Pan, 1º Sorriso e Cidade da Criança. Foi responsável também criação da Escola de Saúde Pública do Ceará e, atualmente, é coordenadora da regional nordeste da Sociedade Brasileira de Pediatria e presidente do 38º Congresso Brasileiro da SBP. 
 
Socorro França - Homenageada na categoria "Justiça e Cidadania"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Formada em Economia, Ciências Políticas e Sociais e Administração, Socorro França é secretária de Justiça do Estado do Ceará. Procuradora geral de Justiça do Ceará por cinco mandatos, Socorro é idealizadora das promotorias de Justiça e Defesa do Consumidor e da escola Superior do Ministério Público.
 
Gorete Arruda - Homenageada na categoria "Economia e Negócios"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
A empresária Gorete Arruda, dona ainda na década de 1970 da Ótica Santa Luzia, no centro de Fortaleza, e atualmente à frente das lojas Tallis Joias e Doratto. Com três lojas neste segmento e seis de semijoias em Fortaleza, é mãe de três e avó de seis netos e dedica-se aos seus negócios.
 
Jaqueline Fiuza - Homenageada na categoria "Design e Arquitetura"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Arquiteta e urbanista, Jaqueline Fiuza tem sua carreira voltada para a arquitetura de interiores. Dedicada atualmente ao "retrofit" (readequação de espaços) utilizando materiais sustentáveis, novas tecnologias e revestimentos mais modernos, desempenha papel no trabalho voluntário, dando suporte a familiares de dependentes químicos.
 
Maria Lúcia Negrão - Homenageada na categoria "Moda"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
À frente de grife Lenita Negrão, Maria Lúcia Negrão chega aos 30 anos de atuação no segmento da moda. Empreendedora, Lenita Negrão, forma como é conhecida, participa de todas as etapas da produção das peças (desde a criação e desenvolvimento das coleções às estratégias de relacionamento e posicionamento de mercado da marca) e possui quatro lojas em Fortaleza.
 
Yolanda Queiroz - Homenageada como "Personalidade Inesquecível"
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 
Falecida em 2016, Yolanda Vidal Queiroz atuou ao lado do marido, Edson Queiroz (in memorian), na liderança do grupo Edson Queiroz – alcançou a marca de ser uma das 100 maiores empresas do Brasil. Para o RioMar Fortaleza “foi e será sempre exemplo de trabalho, seriedade e ética nos negócios”.