PUBLICIDADE
 

Lifestyle

07 de Agosto de 2016

Conheça as it ladies!

Elas têm acima de 60 anos e ditam moda. Com forte papel na Internet, vão além das tendências e criam looks que valem a pena ver. Tem ainda dica de filme sobre o assunto

 

Além das blogueiras e it girls, a indústria da moda tem sido "invadida" por um público que merece atenção: as senhoras com mais de 60 anos. Entendendo seus estilos, consumindo mais, seguindo tendências e, também, indo na contramão delas, as it ladies tem personalidade e estilos fortes até irreverentes.

 

Em busca de informação e também de dividir seus looks diários, elas têm presença constante na internet. People preparou uma lista de mulheres que são inspiração para todas as idades e mostram que nunca é tarde para se aventurar no divertido cenário fashion. Siga!

 

 

1. Carmen Dell'Orefice - 85 anos

A primeira da lista é a modelo com maior tempo de carreira do mundo, segundo Guiness Book. Carmen fez sua primeira capa da Vogue aos 15 anos. Pelo contato desde cedo com a moda, tem um estilo bem definido. Clássica e elegante, com um toque de vanguarda, serve de inspiração para mulheres que buscam a exuberância nos looks. Branco e preto estão presentes nos vestidos longos e trench coats nos quais é vista com frequência.

 

A musa de Salvador Dalí afirma que revoluciona a indústria da moda por ser exatamente o que muitos têm medo de mostrar. "Hoje, estou em um território em que o mercado me considera invendável por conta da idade e cabelo branco. Devagar, no entanto, eu comecei a possuir o território, passo a passo, pois elevei à minha idade", disse em entrevista. Seus cabelos, aliás, são sua marca registrada.


Os looks e ensaios feitos por ela são divididos em página do facebook e um site está a caminho.

 

 

2. Iris Apfel - 94 anos

Um dos nomes mais lembrados quando se fala de fashionismo é Iris Apfel. Seu estilo é tão excêntrico que lançou-se um documentário, "Iris", sobre sua vida, disponível na Netflix. Sem medo de ousar, ela é fã de misturar estampas e lança mão de muitos acessórios de uma vez, principalmente pulseiras e colares. O adorno mais icônico são os óculos de armações redondas e grandes.

 

Seu lugar preferido para encontrar roupas de marca e com histórias para contar? Os brechós. Mas ela busca também cultura, por isso, tem peças compradas ao redor do mundo, artesanais e trajes típicos. Iris nunca trabalhou com moda antes de chamar atenção desse universo pelos seus looks, aos 83 anos. Agora, estar em todos os desfiles e eventos e estampa capas de revistas.

 

Além de ter sido inspiração e rosto de linha de maquiagem da MAC, influenciou coleção da Ralph Lauren e Jimmy Choo. Claro que assinar linha de óculos escuros também está na lista. Sem esconder as rugas, ela investe em batons vermelhos que combinam com os pequenos olhos verdes. Seu instagram (@iris.apfel) é atualizado quase diariamente. Nele, mostra para os 300 mil seguidores o dia a dia fashion e suas produções.

 

 

3. Baddie Winkle - 88 anos

Helen Ruth Van Winkle é o verdadeiro nome por trás do divertido perfil @baddiewinkle, no Instagram. Após perder marido e filho, ela se tornou usuária da rede social por influência da neta, como forma de lidar com o luto. Baddie tem estilo único. Seus looks fizeram 2 milhões de seguidores se interessarem por ela, entre eles, famosos como Rihanna e Miley Cyrus.

 

Prova viva de que roupa não tem idade, investe em cores vibrantes e mix de estampas psicodélicas. No guarda-roupa, croppeds, fendas, modelagens justas, tênis modernos e acessórios inusitados. Independente, ela mostra que é dona de si e usa a moda para se libertar dos paradigmas. "Baddie Winkle me ajudou muito. A lição que eu aprendi foi viva e deixe viver", disse ao site Refinery29.

 

Agora, ela está nas capas de revistas, como a Paper Mag, e trabalha regularmente como modelo e garota-propaganda. Seus posts também são fonte de renda. Cada publicação rende até 5 mil dólares, segundo o site Metrópoles.

 

 

4. Costanza Pascolato - 76 anos

Sempre com óculos escuros no rosto e cabelo preso para trás com topete, Costanza chama atenção por onde passa por sua elegância. Adepta do menos é mais, é vista com estampas simples, em sua maioria florais, e peças atemporais como longos casacos, calças de alfaiataria e sapatos de bico fino. Na cartela de cores, tudo neutro: azul marinho, preto, bege, vermelho e um pouco de pink e turquesa.

 

Emoldurada por jóias maxi porém discretas, disse em entrevista que "os acessórios maiores distraem o olhar e as pessoas não reparam nos defeitos". Formada em Moda, trabalhou como editora da revista Claudia. Hoje, segue como consultora e tem o apelido de papisa da moda, título dado em 1980 por Joyce Pascowitch. Seu estilo inspirou criação de bolsas da grife Capodarte em 2014, com apenas 17 exemplares.

 

Recentemente, ela assinou uma coleção de lenços para a Dudalina. Outras linhas que levam seu nome são a de óculos pela Chilli Beans e de sapatos, feita em parceria com a Shoestock. Antenada, criou uma plataforma de moda e lifestyle, além de manter o Instagram de 360 mil seguidores (@costanzapascolato2g) atualizado.

 

 

5. Colleen Heidemann - 67 anos

Astral das divas da antiga Hollywood mas com grandes porções de cor e brilho. Assim pode-se definir Colleen. Além dos volumosos cabelos brancos, sobrancelhas bem desenhadas e os lábios vermelhos atraem o olhar. O mundo a descobriu através do site Advanced Blog e agora ela é referência, além de moda, em beleza, graças à maquiagem impecável. Para ela, toda peça de roupa combina com idade, independente de qual seja ela, o que importa é a criatividade.

 

Colleen não tem medo de usar modelagens justas e transparências, mas escolhe, na maioria das vezes, longos vestidos e calças altas que marcam sua fina cintura.  Quando perguntada sobre como descrevia seu estilo, afirmou ao site Beautiful Savage: "Meu estilo é como de cada mulher...único. Uma mesma peça pode ser usada de tantas maneiras diferentes. É só imaginar um look e criar um resultado final adequado para a mulher que você é".

 

Seu segredo para montar uma produção perfeita? Pelo menos meia hora de experimentaçõs. "O que parece certo no cabide nem sempre fica bem como você iamginou no corpo". Novata no Instagram (@colleen_heidemann) tem mais de 4 mil seguidores. Ele é um álbum de inspirações criativas e elegantes.

 

 

6.  Tziporah Salamon - 66 anos

Estilo cheio de personalidade. Tziporah inventa as próprias tendências e passa longe do que ditam as passarelas. Sempre com um chapéu (ou lenço, ou turbante, ou casquete...) complementando as peças, a modelo parece estar sempre vestida com obras de arte. Todas as produções da israelita são exuberantes, mas milimetricamente pensadas.

 

"Levou sete anos para que eu conseguisse montar um look pois eu não conseguia achar os brincos certos. Eu não vestiria até achar os brincos", disse ao site Times of Israel. Clicada pelas ruas de Nova Iorque pelo fotógrafo de streetstyle, Bill Cunningham, de quem se tornou musa, foi convidada para desfilar pela grife Lanvin, em 2012.

 

Consultora de moda, ensina às alunas que se vestir é como pintar. Os acessórios e o que criará o resultado final são as tintas e seu corpo, a tela em branco. No Instagram (@tziporahsalamon), ela tem 21 mil seguidores que conferem seus looks dia a dia, além do site.

 

 

7. Dorrie Jacobson - 81 anos

Criações mais usuais mas sem perder o estilo e um pouco do "drama" fashion são a chave do sucesso da blogueira. Com 13 mil seguidores no Instagram (@seniorstylebible), ela divide looks com muito preto, branco e salpicos de cores fortes. O que não pode faltar: sapatos diferentes, calças e poderosos óculos escuros.

 

Ex-modelo, ela criou o site aos 80 anos, de mesmo nome da rede social, para "celebrar o fascínio inconfundível da mulher madura e inspirar uma abordagem mais moderna da moda". Uma dica dada por ela ao site 40 Plus Style é adicionar uma ou duas peças chamativas, como um chapéu, jóias ou bolsa. Muito além de idade, seu estilo é baseado em como se sente naquela peça. "É entender o que realça seu corpo, como acentuar suas qualidades e notar o que te faz se sentir bonita".

 

 

8. Sarah Jane Adams - 61 anos

Mais uma para o time das inovadoras. Color lover, ela mixa estampas e texturas com muita descontração. Um pouco de androginia faz parte das produções que aparecem no Instagram (@saramaijewels) que tem mais de 77 mil seguidores. Criadora da hashtag #mywrinklesaremystripes (minhas rugas são minhas listras, em tradução livre) ela trabalha para que as mulheres aceitem seus corpos e belezas individuais.

 

Sem esforço, Sarah monta looks confortáveis que combinam roupas de tecidos naturais, de inspiração indiana, com streetwear, principalmente da marca Adidas. "Eu visto peças oversized, roupas de garoto e compro também na seção infantil das lojas", disse ao site 40 Plus Style. Cada país é sua casa e ela contou em entrevista que a história e cultura dos lugares estão incorporadas ao seu estilo.

 

 

9.  Beatrix Ost - 73 anos

Artística: é assim Beatrix. E também suas roupas, seus retratos e seu Instagram (@beatrixost) com mais de 40 mil seguidores. Nos looks, xadrez, pied poule e diversas aplicações. Podem ser flores reais, crochês, plumas e, no mais simples, pedrarias. Seus cabelos cor de lavanda são aliados da boca pintada de roxo. Um conjunto certeiro de gótico e divertido.

 

Seu primeiro contato com a moda foi quando ela tinha cinco anos. "Eu peguei a gravata do meu pai e usei como cinto", confessou ao site The Coveteur. Entre as marcas que não faltam no closet estão Comme des Garçons, Prada, Yamamoto e Gaultier. Inspiração de duas fashionistas, Mary-Kate e Ashley Olsen, as irmãs não pouparam elogios à multifacetada Beatrix em entrevista para a ELLE. "

 

Ela é uma mulher forte e fascinante. com estilo tão prático. Ela incorpora o espírito de cada marca que veste".

 

 

10. Judith - 73 anos

Dona do blog e Instagram @stylecrone com 18 mil seguidores, ela leva alegria à rotina através da moda e acredita que com o tempo, a personaliade fica mais evidente através das roupas. Cores intensas estão na maioria dos looks: verde, pink, amarelo, vermelho e laranja.

 

Os chapéus têm lugares especiais no look e na casa, pois um closet inteiro foi feito para eles. De estilo definido como eclético, ela disse em entrevista que construir as produções é um processo artístico. "Eu amo experimentar e brincar com ideias e conceitos. Acredito que montar um outfit é uma forma de colagem no corpo".

 

 

Advanced Style

Para conhecer outras mulheres (e homens), suas histórias e relação com a moda, People indica o blog Advanced Style. Nele, o fotógrafo Ari Seth Cohen clica it ladies que encantam e colorem as ruas de NY e outras cidades pelo mundo. O site fez tanto sucesso que virou documentário que mostra um pouco a vida de sete dessas mulheres. Disponível na Netflix.