PUBLICIDADE
 

Lifestyle

11 de Fevereiro de 2016

Detox: hora de limpar o corpo pós-Carnaval

Para renovar as energias e começar - de verdade - o ano com tudo, aposte nos chás que, combinados a refeições equilibradas, trazem benefícios para a saúde e realizam o detox pós carnaval!

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Chás são, em geral, diuréticos, desintoxicantes e combatem dor de cabeça, náuseas e dores musculares

Dizem que o ano só começa de verdade depois do carnaval. Para ajudar a voltar à rotina, o People indica receitas de chás para quem exagerou na comida e bebida durante a folia.

Os chás elencados abaixo são, em geral, diuréticos, desintoxicantes e combatem dor de cabeça, náuseas, além de ótimos aliviadores de dores musculares. Mas lembre-se: eles devem ser consumidos com moderação. O de hibisco, por exemplo, é recomendável que não ingerir mais que uma vez por mês. Outro cuidado é não misturar mais de três tipos de ervas. Toda dieta deve ser acompanhada por nutricionista.

 

DICAS PEOPLE

 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Chá de hortelã

1. Chá de hortelã

 

Refrescante, a hortelã, além da já conhecida ação em gripes e resfriados, ajuda em problemas estomacais. Náuses, dores de estômago e constipação são aliviadas. Rico em cálcio, potássio e vitamina B, o chá estimula o sistema imunológico.

 

Você vai precisar de:
* 1/2 xícara de folhas de hortelã
* 1 xícara de água

Preparo:
Ferva a água. Em seguida, apague o fogo e acrescente a hortelã. Tampe a mistura por 5 minutos. Coe, pingue poucas gotas de limão e adoce com mel. Sirva.

 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Chá de salsa

2. Chá de salsa

 

 

A salsa limpa o organismo, graças ao seu poder diurético. Indicado para problemas renais, elimina o sal e a uréia. Regula a urina e expele toxinas prejudiciais à saúde.

 

Você vai precisar:
* 4 colheres de sopa de salsa
* 500 ml de água fervente

Preparo:
Coloque as folhas de salsa em um recipiente e adicione a água fervente. Tampe por 15 minutos. Coar e adoçar com mel.

 

3. Chá de quebra pedra

 

 

Com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e relaxantes, também promove uma limpeza no corpo. Usado no tratamento de infecção urinária, ele também ajuda a desinchar.

 

Você vai precisar:
* 10 g de folhas secas de quebra pedra
* 1 litro de água

Preparo:
Coloque as folhas na água e ferva durante 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar durante mais 10 minutos. Coe.

Consuma duas xícaras por dia durante períodos curtos. Crianças, mulheres grávidas e em fase de amamentação não devem consumir.

 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Chá branco

4. Chá branco

Poderoso antioxidante, o chá branco tem cafeína, que dá ânimo e diminui a fadiga. Possui o aminoácido L-teanina, que age no cérebro e proporciona bem estar e melhora o humor.

Você vai precisar:
* 3 colheres de erva de chá branco
* 1 litro de água
* Canela e mel a gosto

Preparo:
Coloque a água no fogo. Aos primeiros sinais de fervura, desligue. Acrescente a erva e abafe por 10 minutos. Beba quente ou gelado. O diferencial pode ser ferver a água com um pau de canela.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Chá de Ibisco

5. Chá de hibisco

 

Esse chá não é preparado com aquela flor que é encontrada em jardins. A espécie própria para se tomar é a Hibiscus Sabdariffa. Ela impede a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura na barriga. Cheio de vitaminas do Complexo B, é importante no metabolismo da glicose e capta melhor a energia das células.

Você vai precisar?
* 1 litro de água
* 2 colheres ou sachês de hibisco seco

Preparo:
Leva a água ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente o hibisco. Desligue. Tampe e deixe descansar por, no máximo, 10 minutos. Coe.

 

PLUS

 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Suco Aloe Vera

6. Suco de Aloe vera

Limpa o intestino, fígado, rins, baço e bexiga. Com vários benefícios cardiovasculares, aumenta a circulação, reduz o colesterol e o número de lipídios da gordura no sangue. Por conter o aminoácido "vasodilatador", diminui a sensação de cansaço.
 
Você vai precisar:
* 1 folha de aloe vera
* 400 ml de suco de laranja ou limão

Preparo:
O ideal é extrair o gel da planta assim que for preparar o suco e já iniciar o processo.
Corte a borda da folha. Divida o caule e tire o gel. Coloque no liquidificador e adicione o suco. Processe por dois minutos. Refrigere. Consuma misturando duas colheres desse suco a um copo de água.